O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A data foi criada em 2000, com objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença. Além disso, tem o intuito de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle. Isso evitará milhões de mortes a cada ano.
Incidência do Câncer
Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA -, em 2020, o Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) completa duas décadas.
A cada ano a data torna-se mais relevante para a conscientização em todo o mundo. A epidemia global de câncer tem aumentado e a previsão é de que aumente ainda mais nos próximos anos.
De acordo com o INCA:
“Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Mas a Organização Mundial da Saúde tem como meta reduzir em 25% os óbitos por doenças não transmissíveis até 2025.”
O Dia Mundial do Câncer é nossa oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer, e levar questões atuais sobre a doença à população em geral.
Não esqueça de fazer exames preventivos com frequência, pois quanto antes detectado, melhor será para tratar e os exames regulares ajudam nesse sentido.
Junte-se a essa causa.
Cuide de sua saúde e da saúde de sua família!!!
OAB/SP 347.112
Advogada Especialista em Direito Previdenciário, Sócia do Escritório Severo Sandrin Advogados.