Campanha Setembro Amarelo! Você sabia que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 800 mil pessoas morrem todos os anos, sendo essa a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Entretanto, a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.
Uma ótima forma de prevenção é a educação. É necessário falar sobre o assunto, compartilhar informações. Estimular o diálogo e contribuir para que o assunto se torne visível e mude a realidade.
Mas como buscar ajuda se muitas vezes a pessoa sequer sabe que pode receber apoio e que o que ela sente naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou familiar se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?
Por isso, saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo.
Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.
O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável.
Peça Ajuda ! ! !
Campanha Setembro Amarelo, nós apoiamos essa e outras causas!
OAB/SP 347.112
Advogada Especialista em Direito Previdenciário, Sócia do Escritório Severo Sandrin Advogados.