No mês de outubro, cidadãos do mundo todo mobilizam-se em prol de uma única causa: O Outubro Rosa.
A campanha realizada internacionalmente possui o objetivo de contribuir para a conscientização de mulheres visando a diminuição das taxas de mortalidade em decorrência do câncer de mama e também fazer o alerta da população quanto a importância do diagnóstico precoce da doença e, assim, tornar a cura uma realidade mais próxima.
A melhor maneira de realizar a prevenção e o diagnóstico precoce é através de exames periódicos.
De acordo com informações repassadas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) os exames mais importantes são:
Exame Clínico das Mamas (ECM)
Tem o condão de detectar tumor de até um centímetro, caso este seja superficial. Recomenda-se que o mesmo seja feito ao menos uma vez por ano para mulheres com mais de 40 anos.
Mamografia
Trata-se da radiografia da mama. Seu objetivo é permitir a constatação precoce do câncer, ao apontar lesões em fase inicial, muito pequenas.
Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou de acordo com as recomendações médicas.
Além destes exames, algo simples pode ser feito para colaborar no diagnóstico, trata-se de praticar o autoconhecimento do seu corpo, através do auto exame de mama, apesar dele, por si só não ser o bastante, serve para indicar possíveis alertas para investigação mais a fundo.
Ele deve ser realizado ao menos uma vez por mês, logo após o período menstrual.
Aquelas mulheres que não menstruam podem deixar um dia no mês para fazer este exame.
O objetivo é procurar deformações ou alterações no formato das mamas, proeminências, feridas, caroços nas mamas ou axilas e secreções.
Passos para o autoexame
Algumas anormalidades podem ser evidenciadas apenas com a observação, a qual deve ser minuciosa, como as feridas, outras, como caroços serão percebidas somente a partir do toque, para isso, deve-se dividir em duas etapas, sendo:
- Palpação em pé: durante o banho com as mãos ensaboadas, levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e palpe cuidadosamente a mama esquerda com os dedos da mão direita juntos e esticados, em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Repita na mama direita. Pressione também os mamilos suavemente e veja se há saída de qualquer líquido.
- Palpação deitada: deitada, coloque o braço esquerdo na nuca e coloque em baixo do ombro esquerdo uma almofada ou toalha. Palpe a mama esquerda com a mão direita da mesma maneira que a palpação em pé. Repita na mama direita.
Em 2009, passou a vigorar a Lei nº 11.664, a qual estabelece o direito de todas as mulheres à mamografia a partir dos 40 anos, de acordo com o que já é estabelecido pelos princípios do Sistema Único de Saúde.
Além disso, com relação aos direitos das mulheres, vale destacar que eles vão além da garantia fundamental à saúde das pacientes pois se leva em consideração que, principalmente durante o período de tratamento, naturalmente se tem um aumento de despesas. Dentre eles:
- TRATAMENTO GRATUITO;
- FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS;
- CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA GRATUITA;
- PRIORIDADE NO ATENDIMENTO;
- TRANSPORTE COLETIVO GRATUITO;
- ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA;
- ISENÇÃO DE ICMS, IPI E IPVA.
Nós, do Severo Sandrin Advogados apoiamos esta campanha e convidamos você para juntar-se a nós e levar estas informações para o maior número de mulheres possíveis.
OAB/SP 347.112
Advogada Especialista em Direito Previdenciário, Sócia do Escritório Severo Sandrin Advogados.