Chegamos num determinado momento da vida, que precisamos nos preocupar com uma importante decisão. Você sabe que momento é esse? Sabe quanto tempo falta para você se aposentar?
Quando chegamos perto dos 60 anos de idade, começamos a nos preocupar com a nossa aposentadoria. Mas é aí que está o erro da maioria das pessoas, que deixa para pensar nisso apenas quando já estão “próximas” de se aposentar e quando chegar a hora, podem ter uma surpresa.
Como já dissemos em outros artigos, o ideal é planejar a aposentadoria o quanto antes para garantir tanto o melhor benefício, quanto ter a segurança de que quando chegar o momento, não haverá surpresas (problemas).
Por isso, caso você não tenha certeza de quando completará o tempo para se aposentar, deixaremos aqui algumas dicas.
Para se aposentar você precisa:
- Ter 62 anos (mulher) / 65 anos (homem);
- 15 anos de contribuição (mulher) / 20 anos de contribuição (homem);
- 180 meses de carência;
Esses requisitos, são os requisitos básicos considerando a aposentadoria por idade, mas existem outros tipos de aposentadoria que podem ser mais vantajosas, dependendo da condição de cada segurado.
Por isso, mais uma vez lembramos a importância de um planejamento previdenciário, para que possa entender exatamente a sua melhor opção.
Existem inúmeras informações importantes, que dependem de caso a caso, para serem analisadas, mas algumas situações podem ajudá-lo a ter uma aposentadoria mais vantajosa.
Confira:
- Tempo Rural;
- Pesca;
- Tempo de Exército;
- Trabalho com Insalubridade;
Como saber se já tenho tempo para me aposentar?
Para saber quanto tempo falta para se aposentar, qual espécie de aposentadoria que você tem ou terá direito, o valor aproximado que receberá quando for possível se aposentar, bem como se precisa tomar alguma ação para conseguir melhorar a opção de aposentadoria, é necessário fazer um cálculo do tempo de contribuição de todo o período como segurado, bem como dos valores de contribuição a partir de julho de 1994 para chegar até a informação que realmente importa.
Por isso, um profissional especialista no assunto poderá auxiliar você de forma a lhe passar as informações de forma clara e esclarecer suas dúvidas.
OAB/SP 347.112
Advogada Especialista em Direito Previdenciário, Sócia do Escritório Severo Sandrin Advogados.