Guia Rápido: Como Calcular Sua Aposentadoria.

senhora fazendo contas em frente a um notebook, com um cofre de porquinho em cima da mesa

Saber calcular o valor da aposentadoria pode ser decisivo para alcançar o melhor benefício. Por isso, elaboramos esse guia rápido sobre como calcular o valor da sua aposentadoria e, assim, saber o quanto vai ganhar. Atualizado de acordo com a Reforma da Previdência.

Como calcular a aposentadoria

Não ter ideia do valor que irá receber quando se aposentar pode gerar incerteza quanto ao futuro. Essa situação piora para os profissionais com faixa salarial muito superior ao salário mínimo, pois, nesses casos, a renda pode diminuir muito após a concessão da aposentadoria.

Com as alterações da Reforma da Previdência, surgiram muitas dúvidas sobre como calcular o valor da aposentadoria. Assim como o cálculo do tempo de contribuição, o cálculo do valor da renda mensal inicial é fundamental para garantir o melhor benefício possível.

Devemos lembrar, também, que algumas profissões possuem regras especiais para o cálculo.

É possível calcular o valor da aposentadoria?

A resposta é sim. É possível calcular o valor da aposentadoria, realizando uma projeção do valor que será recebido pelo segurado, após a concessão do benefício. No entanto, fazer esse cálculo exige uma análise minuciosa do histórico de todas as contribuições recolhidas.

Infelizmente muitos segurados recolhem os últimos anos sobre o valor do teto, acreditando que isso garantirá uma boa aposentadoria, mas não é assim que funciona. Isso porque, o cálculo do valor da aposentadoria é feito com base na média salarial de todas as contribuições, a partir de julho de 1994.

Antes da Reforma da Previdência, essa média era calculada sobre os 80% maiores salários desde julho de 1994. A partir da Reforma, a média será menor, uma vez que engloba todos os períodos de contribuição do segurado.

Chegando ao valor do benefício.

Para começar a efetuar o cálculo para chegar no valor do benefício, você deverá listar todos os períodos contribuídos, a partir de julho de 1994. Depois de listar tudo, deverá somar todos eles e fazer a média aritmética simples. Ou seja, você deverá somar todas as contribuições e dividir o total pela quantidade de contribuições.

Mas, você deve prestar atenção num detalhe muito importante, todos os salários de contribuição deverão ser atualizados para o dia em que você estiver fazendo o cálculo.

Porém, o cálculo não para por ai.

Com as alterações da Reforma, para quem cumprir os requisitos da aposentadoria por idade, o cálculo será de 60% do valor dessa média de salários que foi calculada.

Para aumentar o valor da Renda Mensal Inicial, é necessário ter mais anos de contribuição além de 15 anos (mulheres) ou 20 anos (homens). Desta forma, a cada ano a mais do que o mínimo necessário, aumenta 2% no valor da aposentadoria. Em consequência, para contar com 100% do valor desta média é necessário completar 40 anos de contribuição.

E para quem já tem direito adquirido?

Para quem completou os requisitos para se aposentar, antes de 12/11/2019, ou seja, antes da Reforma da Previdência, os critérios para calcular a aposentadoria são outros. Ou seja, a média será sobre os 80% maiores salários, além de outras questões.

Para quem já tem o direito adquirido, não haverá a aplicação dos 60% sobre a média, nem o acréscimo dos 2% a mais por ano de contribuição a partir dos 15 ou 20 anos.

Conclusão

Para saber o valor da sua aposentadoria, é necessário seguir todos os passos que indicamos acima. Por tratar-se de uma análise minuciosa e de um cálculo complexo, é interessante procurar um profissional especialista para lhe passar todas as informações e tirar suas dúvidas.